A diagramação consiste em definir o formato final que o texto terá no seu suporte (papel, arquivo digital etc). Geralmente é feita com programa próprio para essa finalidade, gerando-se um arquivo fechado (PDF) que será enviado para a gráfica ou convertido em um ebook. A maioria dos autores, por não possuir conhecimentos específicos nessa área, terceiriza essa função. A Edições Cobra também realiza esse serviço de diagramação com um ótimo preço. “Mas eu quero diagramar meu livro!” Certo, se você está disposto a aprender, o Scribus é um excelente software livre e gratuito, com bastante tutoriais e dicas disponíveis na internet.
Começando na diagramação e Scribus
Quando diagramei meu primeiro livro, Guerras Contidas, fiz tudo de forma bem amadora. Não sabia nem por onde começar, mas a ideia de publicar meu livro era firme. Eu também não possuia dinheiro nenhum. Contei com a ajuda do Prof. Miotello da Pedro & João Editores, responsável pela publicação do livro. “Faça no Word mesmo”, disse-me, mostrando rapidamente no computador como usar o recurso de “quebra de página”.
Foi o que fiz. O resultado foi suficiente (veja o resultado final conhecendo o livro Guerras Contidas), mas eu sabia que existiam programas próprios para diagramação e muito mais adequados. Depois aventurei-me um pouco no PageMaker, da Adobe, que depois se tranformaria no InDesign. Não me aprofundei muito no programa e só voltei a me interessar novamente por diagramação mais tarde.
No ano de 2008 participei da criação de uma ONG, o Instituto Cultural Janela Aberta, que possuia patrocínio da Gráfica Futura para impressão de um jornal cultural, mas não havia quem fizesse toda a edição do jornal, incluindo a diagramação. Nessa época eu já era um entusiasta do Software Livre e o nome do Scribus surgiu em todas as pesquisas. O InDesign é o grande nome do mercado, o programa “padrão”. Não sei em quais aspectos o Scribus é inferior, pois desde que comecei a utilizá-lo, nunca mais parei. Ao longo dos anos fui testando o programa e produzindo o Jornal Janela Aberta (clique para conhecer o resultado, o download das edições é gratuito) e afirmo que ele atende a todas as minhas necessidades .
Diagramação com Scribus
O Scribus é gratuito, possui interface em diversos idiomas e funciona também em Linux e Mac. Baixe-o no site Scribus.net. Com ele você pode fazer diagramações profissionais de livros, revistas ou mesmo cartazes. É possível trabalhar com facilidade texto e imagem, usar diversas camadas de sobreposição, hifenizar textos, configurar cada milímetro de espaço entre linhas, palavras ou mesmo caracteres.
Não pretendo ensinar a usar o programa pois você pode aprender praticamente tudo através da wiki do Scribus, disponível também em português. Além disso existe a lista de emails da comunidade brasileira, onde você pode tirar suas dúvidas a aprender mais.
O maior diferencial que vejo no programa entre os editores de texto comuns, é que ele permite um controle total de textos e imagens (sempre colocados em caixas reguláveis), a precisão nas medidas, um fácil manusear da sobreposição dos elementos (tudo fica em um nível de sobreposição numerado e você ainda pode crirar camadas) e um ótimo fechamento de arquivo em PDF.
Baixe o Scribus, leia a wiki e faça seus testes. Você vai ver que não é tão difícil começar a diagramar seu livro, jornal ou revista. E você já sabe, se não conseguir ou não tiver tempo, nós podemos prestar esse serviço de diagramação para você.
Boas diagramações!
Já faz algum tempo que uso software livre para design desde a metade do meu curso de design gráfico e vou aprender o Scribus.
O Scribus é um software muito bom. Não é excelente, mas quanto mais pessoas usarem, mais os softwares livres evoluem. Seja mais um!
Abraço.