Escolha uma Página

Todo livro deve ter a sua ficha catalográfica que é aquele quadro, encontrado logo nas páginas iniciais, contendo informações sobre o livro que ajudam a entender e catalogar determinada obra.

Convencionalmente, as fichas catalográficas são feitas por bibliotecários (existe inclusive uma discussão sobre a obrigatoriedade disto, conforme você pode acompanhar nos comentários abaixo). Caso você mesmo esteja produzindo seu livro e queira fazer sua ficha, seguem as instruções abaixo para a confecção de uma ficha simples. No entanto, o recomendado é que você contrate um bibliotecário para evitar erros.

Sobre a ficha catalográfica

Adotado no Brasil pelo código de catalogação Anglo-American Cataloguing Rules (AACR2), a ficha catalográfica é um conjunto de dados sistematicamente ordenados, elemento obrigatório segundo a NBR 14724/2005. Ela deve ser impressa no verso da página de rosto, na parte inferior da folha com o tamanho padrão de 7,5 cm X 12,5 cm.

Seus elementos

ficha-catalográfica-modelo

O primeiro item que vemos é a Notação de Autor, composta pela inicial do sobrenome do autor em maiúscula, seguida do número da Tabela de Cutter-Sanborn correspondente ao sobrenome do autor (o número anterior, se não houver coincidência), seguida da inicial do título em minúscula.

Quando houver mais de um autor na obra, a entrada deve ser dada pelo primeiro autor e os demais mencionados no corpo da ficha catalográfica.

Para descobrir esse número use gerador Cutter-Sanborn que funciona online (existem tabelas também no google).

O nome do autor deve ser colocado ao lado da Notação, SEM RECUO, com sobrenome antes do nome, tendo apenas as iniciais em maiúsculas, e separados por vírgula. Depois de outra vírgula, inserem-se os anos de nascimento e falecimento do autor separados por hífen. Se o autor ainda for vivo (espero que seja seu caso) coloque apenas o ano de nascimento seguido de hífen.

As linhas seguintes devem todas iniciar COM RECÚO, fazendo que que o texto se inicie abaixo da 4ª letra do sobrenome do autor (na linha de cima)

Título e ano:  O título deve ser escrito integralmente, subtítulo, se houver, após dois pontos (:). Após o título colocar 1 espaço, 1 barra (/) 1 espaço, em seguida o nome do autor em ordem direta, ponto (.) 1 travessão (−), 1 espaço, a data do trabalho e ponto(.) Pode conter ainda a editora e cidade de publicação antes do ano.

Número de páginas: coloque o número total de páginas, espaço, a letra f minúscula e ponto.

ISBN: É como o “RG” de um livro e pode ser requerido por editoras ou editores através da Agência Brasileira de ISBN (escrevi sobre isso mais detalhadamente aqui).

Título: Deve ficar a palavra “Título”, não deve ser substituída. Isto indica que o ponto de acesso primário é pelo título da obra.

CDD e CDU: Esses números são padrões internacionais de classificação. De acordo com a categoria de sua obra você terá um número.  Para descobrir sua Classificação Decimal Dewey, veja esse link e a Classificação Decimal Universal (CDU) aqui.

 

fonte da imagem: www.escrevereler.com.br/ficha-catalografica/